Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Santa Catarina cria Câmara Intersetorial e anuncia Lei Estadual

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Florianópolis (SC) -Durante a solenidade de abertura da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina na segunda-feira (22), o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon , representando o governador Raimundo Colombo, anunciou o envio da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional para a Assembléia Legislativa do Estado.
Última atualização em Sex, 16 de Setembro de 2011 15:19 Leia mais...
 

Visita Petrobras

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Visita da gestora da Petrobras

 

Neste dia 18 de agosto o Centro Vianei recebeu a visita da gestora Adriana da Silva Oliveira, técnica da Petrobras. Ela esteve verificando as atividades do projeto Carbono Social em Rede, que é patrocinado pela Petrobras, através do Progrma Petrobras Ambiental.

Última atualização em Qui, 25 de Agosto de 2011 16:56 Leia mais...
 

Em audiência pública, agricultores agroecológicos de SC reivindicam políticas para o setor

E-mail Imprimir

Audiência Pública

 

 
 

 

Desde o ano passado, uma lei federal obriga as prefeituras a comprarem no mínimo 30% da alimentação escolar diretamente de agricultores familiares. Se a mesma lógica fosse aplicada pelo governo do Estado, um mercado de R$ 12 milhões por ano poderia fomentar esta cadeia e alavancar importantes processos de transição agroecológica no campo, fixando jovens e suas famílias.

Última atualização em Sex, 17 de Junho de 2011 20:29 Leia mais...
 

Primeiro Viveiro

E-mail Imprimir

Montado o primeiro viveiro do projeto Carbono Social em Rede

No dia 18 de maio foi finalizada a montagem do primeiro de uma série de 5 viveiros planejados pelo projeto Carbono Social em rede, patrocinado pela Petrobrás através do Programa Petrobrás Ambiental.

O viveiro foi montado no Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini, com 10 metros de largura e 15 metros de comprimento, todo em aço galvanizado e plástico de alta qualidade, importado de Israel. A estufa terá capacidade de produzir 20.000 mudas de árvores nativas por ano, e propiciará um processo de educação ambiental na região de Curitibanos.

Última atualização em Qui, 19 de Maio de 2011 15:39 Leia mais...
 

Viveiros do projeto Carbono Social em Rede

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Chegam os primeiros viveiros para produção de mudas nativas

 

O projeto Carbono Social em Rede fará o plantio de 500.000 árvores nativas na região. Para atender essa meta, estamos implantando, neste primeiro ano do projeto, 5 viveiros para a produção de mudas. Três viveiros com 10x30 metros e dois com 10 x 15 metros. Todos em aço galvanizado.

Última atualização em Qui, 12 de Maio de 2011 16:12 Leia mais...
 

Projeto Carbono em Rede aparece na Rede Globo

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Projeto Carbono Social em Rede é mencionado em reportagem no Jornal Nacional

Em março passado o Centro Vianei foi procurado por equipe da Rede Globo, clique aqui para recordar, e nesta sexta-feria, 29 de abril de 2011 parte da reportagem foi apresentada no Jornal Nacional, assista aqui. A matéria integrou uma série especial de reportagens sobre a questão do Código Florestal. 

O editorial da Globo deu enfase a proposta do projeto Carbono Social em Rede de remunerar os agricultores pela prestação de serviços ambientais à sociedade.

Última atualização em Qua, 04 de Maio de 2011 11:47 Leia mais...
 

As primeiras árvores do projeto Carbono Social em Rede foram plantadas

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Emissões de carbono do concurso da escolha da rainha e princesas da Expocentro 2011 são neutralizadas.

Plantio das primeiras arvores do Projeto Carbono Social em RedeAtravés de uma parceria com a prefeitura de Curitibanos e o Centro Vianei, mais especificamente o projeto Carbono Social em Rede, os alunos do núcleo municipal Leoniza Camargo Agostini,  calcularam a partir dos gastos de energia, material, água e deslocamento médio dos participantes em 2010 a quantidade de carbono que será emitida no evento em 2011 e a quantidade de árvores necessárias para a neutralização.

Última atualização em Dom, 17 de Abril de 2011 10:44 Leia mais...
 

Carbono Social na televisão

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

Equipe da Rede Globo faz reportagem sobre o projeto Carbono Social em Rede

 

Entrevista para Rede GloboCentro Vianei de Educação recebeu no dia 19 de fevereiro uma equipe de reportagem da Rede Globo de Televisão. O objetivo da visita foi conhecer o projeto Carbono Social em Rede. Esse projeto, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, visa a criação de um mercado de adoção de árvores, buscando contribuir para a preservação da natureza e na remuneração das famílias agricultoras que prestam serviços ambientais.

Última atualização em Sáb, 16 de Abril de 2011 14:13 Leia mais...
 

Fórum Social Mundial 2011

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Centro Vianei no Fórum Social Mundial de 2011

Entre os dia 06 e 11 de fevereiro/11 aconteceu em Dacar no Senegal o Fórum Social Mundial 2011. O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Em Dacar, as propostas do Fórum Social Mundial, se organizam em torno de três grandes questões: a situação mundial e a crise, a situação dos movimentos sociais pela cidadania; o processo dos fóruns sociais mundiais.
Última atualização em Qui, 07 de Abril de 2011 10:05 Leia mais...
 

Carbono Social Em Rede

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Petrobras aprova mais um projeto do Centro Vianei

O projeto Carbono Social na Serra Catarinense, foi contemplado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, edição 2010. Com este programa a Petrobras reforça seu compromisso de contribuir para a preservação ambiental no Brasil.

Última atualização em Seg, 21 de Novembro de 2011 16:15 Leia mais...
 

Origens do Centro Vianei

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 8
PiorMelhor 
Origem do Centro Vianei  

O centro Vianei de Educação Popular teve início  no ano de 1983, na condição de um “Projeto Vianei”, vinculado ao Instituto São João Batista Vianei; este instituto, por sua vez, um estabelecimento educacional de ensino médio, vinculado à Diocese de Lages, que contava com ampla e subutilizada estrutura institucional e física, principalmente,  em forma de edificações e área de terra agricultável, nas cercanias da cidade de Lages.

Última atualização em Sex, 16 de Março de 2012 09:28 Leia mais...
 

Beleza e sustentabilidade

E-mail Imprimir

Clipping: Jornal A Semana em 14/04/2011

Aliar beleza e cultura sempre foi o foco do concurso Rainha da Expocentro, mas, este ano, um novo elemento integrou- se ao evento, ampliando ainda mais seu caráter sociocultural. A novidade veio através de um projeto ambiental, que está sendo desenvolvido em Curitibanos pelo Centro Vianei de Educação Popular, de Lages, em parceria com o Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini.
Última atualização em Qua, 23 de Novembro de 2011 08:44 Leia mais...
 

Código Florestal

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

O meio-ambiente ameaçado

A proposta de alteração do atual Código Florestal brasileiro é uma ameaça séria ao meio-ambiente, e trará grandes prejuízos a qualidade de vida, biodiversidade, qualidade da água e também a questão dos riscos de deslizamentos e inundações. Neste vídeo encontramos mais informações sobre os perigos das alterações  propostas.

Última atualização em Qui, 07 de Abril de 2011 10:05 Leia mais...
 

Discussão Sobre o Carbono Social em Curitibanos

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Equipe do Carbono Social em Rede esteve reunida com parceiros em Curitibanos 

Reunião Carbono Social em CuritibanosFoi realizado no dia 25/02/2011 no Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini localizada na comunidade de Marombas, em Curitibanos uma reunião com as pessoas envolvidas nos trabalhos a serem implantados naquela comunidade. Estiveram presentes membros da equipe do Carbono Social em Rede, alunos da UFSC, alunos e professores do Núcleo Municipal e também teve presença dos pais de alunos.

Última atualização em Sex, 10 de Outubro de 2014 17:39 Leia mais...
 

Carbono Social é apresentado na UFSC

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

Projeto Carbono Social na Serra Catarinense é apresentado na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, campus de Curitibanos.

CS em CuritibanosCom a presença de professores do campus, secretaria de educação de Curitibanos e alunos bolsistas da UFSC, o projeto foi apresentado no campus da UFSC em Curitibanos. O coordenador do projeto, Eng. Agronomo José Luís Carraro, e a coordenadora técnica, Eng. Agrônoma Danusia Vieira Sartori, explicaram o funcionamento do projeto, demonstrando a importância deste no desenvolvimento sustentávels da região, e sua contribuição no processo de educação ambiental da comunidade curitibanense.

Última atualização em Sáb, 16 de Abril de 2011 14:11 Leia mais...
 

Iphan apresenta em Lages estudo sobre a Coxilha Rica

E-mail Imprimir

Lages, 07/06/2010, Correio Lageano

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está realizando o Projeto Caminho das Tropas, na região da Coxilha Rica, para levantamento histórico e cultural. São trechos de corredores, passos, fazendas e cemitérios. O trabalho busca a delimitação de áreas de interesse à preservação da paisagem. Nesta segunda-feira acontece em Lages a apresentação do projeto para a comunidade.

O encontro está marcado para as 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Agroveterinárias. Estão previstas as participações de integrantes do laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto do Curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina e Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), em Lages.

Última atualização em Qui, 18 de Novembro de 2010 10:32 Leia mais...
 

Quem somos

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 12
PiorMelhor 
O Centro Vianei de Educação Popular é uma entidade da sociedade civil, Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, fundado em 1983, com atuação nos Movimentos e Organizações Populares e na assessoria aos trabalhadores rurais organizados ou em processo de organização. O trabalho busca na essência uma sociedade democrática, participativa, justa e solidária. É filiado desde 1991, à Associação Vianei de Cooperação e Intercâmbio no Trabalho, Educação, Cultura e Saúde (AVICITECS). Ocupou-se nos três últimos anos em: assessorar processos nas áreas do cooperativismo de crédito; formação de jovens nas CFR's; capacitação técnica e política através de Cursos de Educação Popular (CEP's) e outros cursos; produção agroecológica de alimentos; comercialização direta da produção; agroindustrialização artesanal e certificação de produtos agroecológicos. Após estes 3 anos os processos engendrados pelo Centro Vianei conseguiram de maneira geral respaldo em várias áreas, tais como:

Última atualização em Seg, 12 de Abril de 2010 02:09 Leia mais...
 


Página 8 de 9