Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Processo seletivo CONSEA / SC

E-mail Imprimir
 consea O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) abre inscrições para seleção de instituições da sociedade civil até 1º de maio.

 Mais informações no sitio do CEPAGRO.

 

Última atualização em Qua, 15 de Abril de 2015 09:09
 

Edição da revista Galileu do mês de fevereiro aborda trabalho sobre pinhão

E-mail Imprimir
 Revista Galileu de fevereiro
A revista Galileu de fevereiro de 2015 cita na matéria “Menus em risco de extinção” o trabalho desenvolvido pelo Centro Vianei,  pela Cooperativa Ecoserra, pela Arca do Gosto e pelos extrativistas do município de Painel. Nessa matéria que pode ser acessada pelo link http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/02/pratos-tipicos-brasileiros-estao-em-risco-de-extincao.html são fornecidas informações sobre o movimento Slow food, bem como alguns alimentos que integram a arca do gosto. O pinhão é um destes alimentos que é citado e que vem sendo valorizado como patrimônio alimentar e cultural por organizações locais e regionais dos agricultores(as) familiares da região serrana de Santa Catarina. Além disso, a conservação da araucária e, por conseguinte, do pinhão enquanto produto da sociobiodiversidade, é fundamental para valorizar uma importante cadeia produtiva que mobiliza milhares de postos de trabalho e dinamiza a economia regional da Serra Catarinense durante o período de inverno. 

Última atualização em Qui, 26 de Fevereiro de 2015 15:41
 

Assessoria técnica do Centro Vianei promoveu oficinas

E-mail Imprimir
 Oficina de preparação do biofertilizante Supermagro
A assessoria técnica do Centro Vianei de Educação Popular promoveu sete oficinas de preparação do biofertilizante supermagro durante o ano de 2014 entre os municípios de Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, São José do Cerrito,  Painel, Bom Retiro e Lages. 
No início de 2014 foi organizada uma compra coletiva dos ingredientes que compõe o biofertilizante que foram fracionados e resultou em 50 kits que foram encaminhados para agricultores do Planalto Catarinense. Cada kit rende 200 litros de biofertilizante que é diluido e então pulverizado sobre as plantas. 
Leia mais...
 

Estudantes de agroecologia participaram de oficina de preparação de caldas sanitárias de biofertiliz

E-mail Imprimir
 Oficina de preparação do biofertilizante Supermagro
No dia 26 de junho de 2014 o agrônomo Ricardo Brasil Severino assessor técnico do Centro Vianei de Educação Popular, ministrou uma oficina sobre a preparação de caldas e biofertilizantes no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, de Lages. A oficina foi ministrada para os estudantes do 1º, 2º e 3º módulos do curso técnico em Agroecologia atendendo o convite e a colaboração das professoras Cassiane da Costa e Luciane Costa.
O objetivo foi compartilhar experiências técnicas e empíricas obtidas a campo sobre algumas medidas de controle de insetos e microorganismos patogênicos na produção ecológica com a utilização de caldas, como a calda sulfocálcica e a calda bordalesa.  Também foi tratada da importância funcional e da preparação de caldas biofertilizantes, como o supermagro. 
Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2015 16:52 Leia mais...
 

Concluídas as 16 casas para os agricultores familiares de São José do Cerrito

E-mail Imprimir
Agricultores Familiares de São José do Cerrito concluiram as obras das 16 Unidades Habitacionais que foram subsidiadas pelo Governo Federal através do PNHR, os agricultores são da comunidade de Santo Antônio dos Pinhos e comunidades próximas, a grande maioria das famílias trabalham com a agroecologia. Das 16 Unidades Habitacionais, 13 são de área de 70 m², 2 casas são de 60 m² e apenas uma é de 50 m². O projeto  é executado através da Associação Intersindical dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Serrana  (ASINTRAF – Região Serrana) e COOPERHAF e conta com o apoio da FETRAF-SUL e Centro Vianei de Educação Popular

 Casa do Sr. Ari Tadeu e Sra. Madalena da comunidade de Sto. Antônio dos PinhosCasa nova da senhora Dalziza da Comunidade de Santo Antônio dos Pinhos (Detalhe: ao fundo casa antig 
 Casa do Sr. Ari Tadeu e Sra. Madalena Casa nova da senhora Dalziza
 
Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2015 11:01
 

Nota de Falecimento

E-mail Imprimir
 
Moacir Marques Bitencourt  
O Centro Vianei de Educação Popular com pesar comunica o falecimento de seu funcionário Moacir Marques Bitencourt ocorrido dia 26/01/2015 às 09:30, vitima de um acidente de trânsito.
O corpo será velado na Capela Nossa Senhora Aparecida
Capela mortuária: Dom Daniel.

Última atualização em Seg, 26 de Janeiro de 2015 15:49
 

Experiência do projeto Carbono Social em Rede é publicada em revista.

E-mail Imprimir
Trabalho desenvolvido pelo Centro Vianei através do projeto Carbono Social em Rede tem artigo publicado em revista. A revista Cadernos de Agroecologia, que é uma publicação da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA-AGROECOLOGIA, publicou em seu número 9 um artigo da experiência do projeto na Terra Indigena de LaKlãNõ.
O artigo “O POVO QUE CAMINHA SOB O SOL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO CARBONO SOCIAL EM REDE NO TERRITÓRIO INDÍGENA LAKLANO” pode ser acessado no endereço da revista http://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/article/view/16804.
O artigo descreve os trabalhos executados junto a comunidade, que articula ações de preservação ambiental e geração de renda, contribuindo para a autonomia, soberania e segurança alimentar da comunidade. 
  • Evento na aldeia
  • Acessos: 86
  • Evento na aldeia
  • Acessos: 92
  • Evento na aldeia
  • Acessos: 103
  • Evento na aldeia
  • Acessos: 108
 
 
Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2015 14:17
 

Associação Vianei realiza assembléia

E-mail Imprimir
No dia 07 de fevereiro de 2015 a Associação Vianei (AVICITECS) realizou assembléia geral ordinária (AGO) com a seguinte pauta: a) eleger a nova diretoria da entidade; b) prestação de contas; c) admissão e exclusão de associados; d) discussão dos projetos em andamento.
 
A AGO foi realizada nas dependências do Centro Vianei e contou com a presença do quadro de associados que discutiram os pontos de pauta anterior e elegeram para compor a diretoria da gestão 2015 a 2017 os seguintes sócios: presidente - Loreno Siega, tesoureiro - Geraldo Augusto Locks, secretária - Iáscara Almeida Varela, conselho fiscal – Antônio Carlos Vieira, Sergio Sartori e Aquiles Munarim
 
Diretoria 2015-2016 Diretoria 2015-2016  Diretoria 2015-2016

 Loreno Siega
Presidente 

Geraldo Locks
Tesoureiro
Iáscara A. Varela
Secretaria
Última atualização em Ter, 24 de Fevereiro de 2015 14:47
 


Página 7 de 18