Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Coxilha Rica: curioso objeto de pesquisa

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Alunos do Colégio Sigma, de Lages, estão envolvidos em  uma pesquisa sobre a localidade da Coxilha Rica, em Lages. Para isso, além da pesquisa formal, eles estiveram na região para conhecê-la de fato.
De acordo com a diretora da escola, Neide Gugelmin, o assunto foi proposto pelo fato de a Coxilha Rica ser uma das mais importantes regiões de Lages, tanto do ponto de vista turístico como histórico e, mesmo assim, ser pouco conhecida.
         
     O trabalho está sendo realizado em etapas e, para o encerramento da primeira fase, os alunos mostraram parte desse projeto em uma exposição. Também programam outra exposição entre os dias 8 e 17 de outubro, na própria escola, em conjunto com pesquisadoras que, além de fornecerem material para a mostra, também proferirão palestras sobre o tema pesquisado.  São convidadas Zilma Isabel Peixer Carraro (doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Católica de SP), Iáscara Aparecida Almeida Varela (graduada em Administração de Empresas pela Uniplac), que integram o Grupo de Pesquisa Cultura, Educação e Desenvolvimento, pela Uniplac, Centro Vianei de Educação Popular, Fapesc e Iphan.  
               Neide destaca que outras duas turmas ainda estão no estudo e que deverão concluí-lo durante a Semana de Lages. Além disso, entre os dias 8 e 21 de outubro, todos os alunos do Ensino Fundamental da escola estarão na Coxilha Rica, a fim de conhecer a paisagem, entrevistar moradores, visitar o museu da família, história, turismo, na Fazenda Dourados.