Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

AS PTA realizar atividade com a Associação de Produtores Ecológicos de Palmeira.

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
 Evento ASPTA
No dia 09 de março foi realizada a reunião mensal da APEP (Associação de Produtores Ecológicos de Palmeira), reunião que aconteceu na comunidade de Pinheiral de Cima, propriedade da família de Balbina e Orlando Iantas.
Um tema da foi a apresentação na reunião sobre o Projeto em Redes por assessor técnico da AS-PTA agricultura familiar e agroecologia. O projeto em redes denominado “Promoção da Articulação entre o Campo e a Cidade em Dinâmicas Locais e Regionais de Abastecimento Agroecológico, conjugado com Incidência Política em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” é composto por 4 entidades parceiras: AS-PTA agricultura familiar e agroecologia- PR, CEPAGRO (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo) de Florianópolis- SC, CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares)de Passo Fundo- RS e CENTRO VIANEI de Educação Popular de Lages-SC, esta sendo  a proponente do projeto.
O objetivo geral do projeto é melhorar as condições de abastecimento de alimentos agroecológicos dos (as) consumidores (as) através da articulação entre organizações do campo e da cidade.
 
Dentro desta dinâmica o que queremos mostrar aos consumidores é:
De onde vêm os alimentos que comemos diariamente?
Como e por quem foram produzidos?
Quem e como beneficiou este produto?
Que distâncias ele percorreu e como foi transportado até chegar a minha casa?
No município de Palmeira o projeto tem a parceria junto as famílias da APEP que realiza a Feira Agroecologia todos os sábados onde a boa parte das famílias também são cooperadas da CAFPAL-Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira.
Em primeiro momento do projeto será feito com apoio dos feirantes um mapeamento e identificação dos consumidores através do preenchimento de um questionário com perguntas do dia a dia da alimentação das famílias consumidoras. Num segundo momento e fazer um encontro com os consumidores apresentando as dinâmicas que já vem sendo praticadas na região através de associações, ONGS e cooperativas da Agricultura Familiar e do próprio projeto. O terceiro ponto importante é a realização de visitas dos consumidores nas propriedades rurais onde terão a oportunidade de conhecer como está sendo produzido os alimentos e sendo beneficiados e processados até chegar na casa de cada consumidor.
Além deste três pontos importantes do projeto, serão realizados várias atividades no local da feira e em outros pontos com degustação de vários tipos de alimentos ecológicos, principalmente os derivados do milho crioulo não transgênico, sorvetes e doces de frutas nativas, entre outras além de mostrar a importância de consumir alimentos saudáveis. 
O projeto onde a AS-PTA estará atuando e realizando tem como parceira o município de São João do Triunfo junto ao Sindicato dos trabalhadores rurais junto com a COAFTRIL- Cooperativa Mista dos Agricultores e Agricultores LTDA e COFAECO (Cooperativa de agricultores Familiares Ecológicos de São Mateus do Sul) junto com o sindicato e interagindo a parceira nos três municípios com a UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa através do LAMA- Laboratório de mecanização Agrícola.
ANDRÉ EMILIO JANTARA
ASSESSOR TÉCNICO DA AS-PTA
 
Evento ASPTA Evento ASPTA