|
Através do projeto “Promoção da articulação entre o campo e a cidade em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar e nutricional”; o Centro Vianei de Educação Popular é parceiro do coletivo e contribui no fortalecimento e nas troca de experiências. Esse projeto é executado pelo Cepagro, Cetap, AS-PTA e Centro Vianei de Educação Popular e apoiado pela Misereor.
Fruto da cooperação com o coletivo Quebra Pedra, o Centro Vianei de Educação Popular disponibilizou, por um período de 12 meses, uma estufa de 250 m² que poderá ser fundamental para que o grupo possa produzir, no inverno, produtos em quantidade e qualidade suficientes para manter uma feira semanal. Está sendo dialogado com a organização da Feira Agroecológica Amigos da Terra, que acontece todas as quartas feiras nas dependências do CAV/UDESC, a possibilidade do Coletivo Quebra Pedra comercializar os produtos da agricultura urbana livre de venenos e outros produtos químicos.
A assessoria técnica do Centro Vianei de Educação Popular busca, na sequencia, aproximar consumidores urbanos do Coletivo Quebra Pedra, mas também de agricultores familiares do território. O objetivo é desenvolver e fortalecer processos de capacitação para que, gradativamente, os consumidores possam ser mais ativos na cadeia agroalimentar. Isso pode ser possível adquirindo produtos agroecológicos de agricultores familiares próximos, se apropriando dos debates e diálogos acerca da produção limpa e solidária e, principalmente, em contínuas interações com a agricultura familiar local.
Ricardo Brasil Severino – Engenheiro Agrônomo
Assessor técnico do Centro Vianei de Educação Popular.
< Anterior | Próximo > |
---|