Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Centro Vianei participa da 14° Feira Regional de Sementes e da Agrobiodiversidade

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 7
PiorMelhor 
 Feira de Palmeira
O Centro Vianei de Educação Popular participou 14° Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade no município de Palmeira (PR). O evento aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2016 e foi realizado pelo Grupo Coletivo Triunfo e o Projeto Entre Rios e organizado pela AS-PTA e parceiros.
Segundo a organização, o evento contou com mais de 2.000 participantes entre agricultoras e agricultores, estudantes, professores e indígenas locais, além de 15 caravanas de 35 municípios do Paraná, 16 de Santa Catarina, 2 do Rio Grande do Sul e 1 do Rio de Janeiro.
A delegação organizada pelo Centro Vianei de Educação Popular foi formada por consumidores, agricultores, acadêmicos e parceiros que participaram de diversas atividades do evento e puderam cambiar experiências, sementes e mudas de espécies crioulas.
Uma das principais atividades do evento foi o seminário “Redes de Abastecimento Alimentar e Circuitos Curtos de Comercialização”, realizado no sábado (06) e organizado pela AS-PTA. A atividade foi articulada com o projeto “Promoção da articulação entre campo e a cidade e dinâmicas locais e regionais e abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar e nutricional”, apoiado pela Misereor. O objetivo foi compartilhar experiências concretas sobre aproximação de consumidores e produtores, abastecimento urbano de produtos agroecológicos e circuitos curtos de comercialização.
Nesse seminário, inicialmente, foram compartilhadas as experiências do Coletivo Triunfo que congrega agricultores dos municípios de São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Fernandes Pinheiro, Palmeira e Rio Azul no Paraná; e Bela Vista do Toldo e Irineópolis, no estado de Santa Catarina. Na sequencia, agricultores e agricultoras familiares da Associação dos Produtores Ecológicos de Palmeira - APEP, também compartilharam suas experiências locais de abastecimento de alimentos agroecológicos em circuitos curtos de comercialização. Os participantes do seminário tiveram a oportunidade de se manifestar em reflexões e perguntas que enriqueceram mais ainda a atividade. 
As delegações das entidades participantes do seminário e executoras do Projeto Articulação Campo e Cidade (Cetap, Cepagro e Centro Vianei de Educação Popular), desfrutaram de temas apresentados como: Comercialização direta com o consumidor através de cestas, aproximação de consumidores e agricultores, entrega de produtos agroecológicos em consultórios, escritórios e em domicílio, diversificação da produção agroecológica e agregação com a fabricação de sorvetes de polpas de frutas nativas orgânicas entre outros. 
O momento mais importante do evento foi a feira das sementes que ocorreu no domingo (07) quando diversas categorias de organizações como agricultoras e agricultores familiares agroecológicos, consumidores, acadêmicos, estudantes, professores, indígenas, povos tradicionais entre outros, puderam trocar sementes e experiências e articular ações que fortaleçam a agrobiodiversidade e a agroecologia.



Ricardo Brasil Severino – Assessor Técnico do Centro Vianei de Educação Popular. 
Carolina Couto Waltrick – Assessora Técnica do Centro Vianei de Educação Popular. 
 
Feira de Palmeira