Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

AGROECOLOGIA

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
AS-PTA REALIZA ATIVIDADES JUNTO COM FEIRANTES AGROECOLÓGICOS DE PALMEIRA.
 
 Evento ASPTA em Palmeira
No último sábado, dia 24 de setembro, foi realizada uma atividade por membros da AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia junto com os feirantes agroecológicos do nosso município, parceiros da entidade e membros da APEP- Associação de Produtores Agroecológicos de Palmeira.
A atividade foi realizada junto a feira agroecológica que acontece todos os sábados na pracinha da rua Conceição, em frente ao cemitério, onde foi realizada algumas entrevistas com os consumidores locais que frequentam a feira sobre o consumo de alimentos saudáveis agroecológicos, oferta de alimentos e demanda familiar.
Também foram acompanhadas as entregas locais que os feirantes realizam no município como em mercados e restaurantes, além da tradicional sacola domiciliar.
Vale a gente lembrar que a feira já vem sendo realizada a 16 anos pelos agricultores e agricultoras familiares agroecológicos, fundadores da APEP em nosso município, oferecendo diversas espécies de hortaliças, tubérculos, cereais e seus derivados, panificação, entre outros alimentos que se tem disponível dentro da época do nosso calendário agrícola.
O projeto que a AS-PTA vem executando no município junto com a APEP e CAFPAL- Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira, tendo como o título a Promoção da articulação entre CIDADE E CAMPO em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar.
Também fazem a composição deste projeto outras entidades ligadas a produção agroecológica como o CENTRO Vianei, proponente do projeto de Santa Catarina, CETAP de RS e CEPAGRO de SC, onde também estão executando as atividades do projeto junto aos consumidores locais de alimentos agroecológicos em suas regiões.
 O objetivo principal do projeto é promover e articular as dinâmicas locais e regionais de produção, processamento e abastecimento agroecológico em organizações do campo e da cidade, orientadas em relações solidárias e nos princípios da soberania e segurança alimentar das populações.
Este projeto em nossa região se estende pelos municípios de São João do Triunfo junto ao sindicato dos trabalhadores rurais e a COAFTRIL- cooperativa de agricultores familiares e São Mateus do Sul, junto com o sindicato e cooperativa também. Este projeto está sendo financiado por MISEREOR-KatholischeZentralstellefürEntwicklungshilfe da Alemanha. 
No município de Palmeira, uma próxima etapa deste projeto ainda neste ano, é realizar algumas visitas de intercâmbio entre os consumidores locais e os agricultores que estão produzindo, para que o consumidor possa ver a forma que são produzidos os alimentos agroecológicos, preparados e até processados para que cheguem na mesa do consumidor através da feira, mercados, restaurantes e as sacolas entregues em seus domicílios.
Em nome da AS-PTA parabenizamos a todos e todas as famílias agricultoras que produzem alimentos agroecológicos e de qualidade que chegam na mesa do consumidor do dia a dia e em especial aos membros da APEP pelos seus 20 anos de existência em nosso município
ANDRÉ EMILIO JANTARA
ASSESSOR TÉCNICO DA AS-PTA
AGRICULTURA FAMILIAR E AGROECOLOGIA. 
 
Evento ASPTA em Palmeira Evento ASPTA em Palmeira Evento ASPTA em Palmeira