Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Centro Vianei realiza reunião no hospital estadual Hélio Anjos Ortiz

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
 Hospital
Em janeiro de 2017, ocorreu uma reunião entre a assessoria  do Centro Vianei de Educação Popular e a equipe técnica do hospital Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos. 
O objetivo dessa reunião, foi propor ações junto aos acompanhantes dos pacientes e os funcionários do hospital sobre abastecimento agroecológico. A instituição recebe doações do projeto PAA da Cooperativa Ecoserra de Lages. Os alimentos agroecológicos são oriundos dos grupos de produção de Curitibanos. Em discussão com os grupos ficou acordado que era necessário realizar capacitação em relação ao PAA, a agroecologia, e a importância de um consumo consciente e saudável de alimentos para acompanhantes e funcionários do hospital. Coube ao Centro Vianei viabilizar essa capacitação através do projeto Misereor em Rede. Como encaminhamento da reunião será proposta junto aos gestores do hospital uma agenda anual de atividades, composta por assuntos como: abastecimento agroecológico, compostagem doméstica, reaproveitamento de alimentos, quintais e canteiros de plantas aromáticas e medicinais. As ações devem iniciar no principio de março de 2017, e fazem parte das ações de capacitação previstas pelo projeto Misereor em Rede.
O hospital Hélio Anjos Ortiz iniciou suas atividades em outubro de 1984 e hoje conta com 160 leitos, uma equipe de 38 médicos em diversas especialidades, UTI e UTI Neonatal, fazendo parte do programa da Rede Cegona. Esse programa do governo contém um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres, dentre muitas outras iniciativas.