Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

AGROECOLOGIA

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
 GRUPO DE CONSUMIDORES CONSCIENTES DE ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS
CONSUMIDORES DA FEIRA AGROECOLÓGICA DE PALMEIRA VISITAM PROPRIEDADE DA FAMÍLIA SLUZARS NO PAIOL DO FUNDO.
No último sábado foi realizada uma visita de consumidores da feira agroecológica do município de Palmeira na propriedade de Cleonice e Silvio Sluzars na comunidade de Paiol do Fundo. A visita contou com mais de 15 pessoas consumidoras de alimentos agroecológicos e frequentadores da feira agroecológica que acontece todos os sábados na pracinha do cemitério.
 
Os participantes puderam conhecer a família e como ela produz os alimentos saudáveis agroecológicos em sua propriedade, onde a família já vem produzindo a mais de 15 anos, optando por uma qualidade de vida mais saudável em questão ao uso de agroquímicos. A família faz parte da APEP- Associação de Produtores Agroecológicos de Palmeira, formada por várias famílias do município a mais de 20 anos.
Na propriedade, os visitantes puderam visitar os sistemas de produção de hortaliças de diversas espécies em céu aberto e em estufas cobertas, além de criações como de suínos da raça Moura, sendo mais um investimento da família na produção de carne e fortalecimento da geração de renda familiar.
O objetivo principal da visita que a AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia, vem organizando é mostrar a produção de alimentos saudáveis agroecológicos produzidos pelas famílias agricultoras colocando os consumidores em contato com o dia a dia das famílias, mostrando os sistemas que utilizam para a produção, colheita e processamento de alimentos até chegar ao consumidor, sendo através de feiras agroecológicas e entregas de sacolas domiciliar.
Este projeto que a AS-PTA vem executando no município junto com a APEP e CAFPAL- Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira, tendo como o título a Promoção da articulação entre CIDADE E CAMPO em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar. Este projeto está sendo financiado por MISEREOR- Katholische Zentralstelle für Entwicklungshilfe da Alemanha.
Neste ano já foram realizadas duas visitas de consumidores em outras propriedades e a intenção do projeto é fazer mais algumas visitas com novos consumidores e após promover um encontro em forma de seminário a todos os participantes para discutir o tema da alimentação saudável agroecológica, aumentando a conscientização do risco que enfrentamos aos agroquímicos em nossa alimentação.
No encerramento, foi servido um café a todos os participantes com alimentos que a família vem produzindo e como temos chamados de CAFÉ DA BIODIVERSIDADE. 
ANDRÉ EMILIO JANTARA- ASSESSOR TÉCNICO DA AS-PTA