Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Centro Vianei e CRAS de Otacílio Costa realizam oficina sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
 SAN Otacilio
No mês de julho de 2017, o Centro Vianei promoveu ação junto aos beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Essa ação foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Otacílio Costa. Este foi o terceiro encontro junto a Rede de Assistência Social do municipio de Otacílio Costa e o Projeto Misereor em Rede. 
O encontro trouxe o tema da Segurança Alimentar Nutricional (SAN) para um dos grupo de mães e filhos assistido pelo CRAS do município. Nesse encontro foram realizadas duas oficinas, a primeira foi a Oficina de Alimentação Saudável com crianças entre 1 a 6 anos.  Nesta oficina foi confeccionado um mix multi colorido de frutas no palito, onde as crianças experimentaram uma forma diferente de comer as frutas. O objetivo foi trabalhar a resistência na experimentação de novos alimentos nessa faixa etária. Na sequência ocorreu uma oficina sobre Aproveitamento Integral de Alimentos. Nessa atividade foi preparado um delicioso sanduiche contando com vários legumes e verduras. Sendo uma sugestão na construção de um lanche rápido, saudável e nutritivo não só para as crianças, mas também para as mães, muitas ainda lactantes. O sanduiche contou com alimentos frescos e não processados, de baixo custo e fácil acesso.  Muitos dos legumes e verduras que foram utilizadas são proveniente do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do municipio.
Durante as oficinas as crianças e mães puderam experimentar em torno de dez alimentos frescos diferentes, entre frutas e olerícolas. A avaliação realizada após as atividades foi que ocorreu um ótimo percentual de aceitabilidade dos alimentos ofertados para as crianças e para as mães. 
A atividade, além de promover a alimentação saudável, contou com noções de boas práticas na manipulação de alimentos, higiene pessoal, e  pode promover a integração entre as crianças e mães. Além disso, fortaleceu vinculos afetivos o que influencia diretamente no desenvolvimento emocional e social das crianças e mães com a comunidade.
O Centro Vianei agradece a Elaine Barbosa, Secretária de Assistência Social do municipio de Otacílio Costa,  em especial a senhora Sandra Pereira, pedagoga do CRAS do municipio, bem como toda a sua equipe, pela parceria junto ao Projeto Misereor em Rede do Centro Vianei.
 
 SAN OtacilioSAN OtacilioSAN Otacilio