Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Oficina Serviços Ambientais e Sistemas Agroflorestais

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

A equipe do projeto Carbono Social em Rede, do Centro Vianei, realizou uma oficina com o tema "Serviços Ambientais e Sistemas Agroflorestais", durante o VIII Encontro da Rede Ecovida.

A intenção da oficina era fazer uma discussão e apresentação de possibilidades de renda através da prestação de serviços ambientais e sua interação com os Sistemas Agroflorestais.


Os engenheiros agronomos José Luís Carraro e Cinthia Rocha e o engenheiro florestal Matheus Nunes Silva, apresentaram uma introdução sobre economia, consumo e renda, explanando alternativas emergentes, como a Economia Verde e a Economia Solidária. E demonstrando o funcionamento do mercado voluntário de carbono e suas possibilidades para os agricultores familiares.

Apresentaram, também, o projeto Carbono Social em Rede, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, onde agricultores familiares que queiram participar do mercado voluntário de carbono, podem obtar renda plantando árvores nativas em suas áreas de APP, reserva legal e SAFs.

O público da oficina estava bastante diversificado, com muitos agricultores, técnicos e universitários de diversas regiões do Brasil e participantes da Argentina, Paraguai, Guatemala, Bolivia e Estados Unidos.

Demonstramos algumas experiências de SAFs da região serrana de Santa Catarina, e discutimos junto aos participantes as experiências existentes em suas regiões e países. E, também, a possibilidade de aliar os SAFs ao processo de serviços ambientais.

 

 

 Oficina Rede EcovidaOficina Rede EcovidaOficina Rede Ecovida