Centro Vianei de Educação Popular

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias

Convênio Carbono em Rede e município de Zortéia

E-mail Imprimir
 Assinatura convênio Zortéia
Os agricultores do município de Zortéa, no Meio Oeste de SC, vão receber mudas de árvores nativas produzidas nos viveiros do projeto Carbono Social em Rede, em Lages. Convênio entre o Município, o Centro Vianei de Educação Popular (que leva adiante o referido projeto), o consórcio Machadinho, a Tractebel Energia e a Epagri de Zortéa foi assinado nesta semana  para que as mudas, e todo apoio necessário para que aquele município, num prazo máximo de sete meses, venham a implantar um viveiro municipal próprio seja possível, está previsto no referido documento.
Última atualização em Qui, 20 de Agosto de 2015 14:36 Leia mais...
 

Da mudança climática à crise alimentar

E-mail Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

Do site Outras Palavras

Fenômenos meteorológicos extremos multiplicam-se e ampliam riscos de escassez agrícola grave, diz novo estudo. Brasil pode estar entre países vulneráveis

Por Ryan Rifai, na Al Jazeera | Tradução: Inês Castilho

Da mudança climática à crise alimentar 

Uma escassez mundial de alimentos está se tornando três vezes mais provável, em função das mudanças climáticas, afirma o relatório da Força-Tarefa sobre Eventos Climáticos Extremos e Resiliência do Sistema Alimentar Global. O grupo, que reuniu cientistas dos EUA e Reino Unido, alertou, na semana passada, que a comunidade internacional deve estar pronta para responder a uma futura elevação potencialmente dramática dos preços agrícolas.

As probabilidades de ocorrerem falta de alimentos, volatilidade do mercado ou picos de preços serão excepcionalmente altas até 2040, diz o documento. Como se prevê um amento da população mundial (de 7,3 bilhões hoje para 9 bilhões em 2050), a produção de alimentos precisa crescer mais de 60%. Nesse cenário, as quebras no mercado provocadas pelo clima poderiam levar a perturbações sociais, continua o relatório.

Última atualização em Qua, 19 de Agosto de 2015 09:04 Leia mais...
 

Nova cartilha

E-mail Imprimir

Lançada nova cartilha sobre o Pinhão.

Pinhão: Produto da sociobiodiversidade

Acesse aqui

Última atualização em Ter, 30 de Junho de 2015 20:45
 

Marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil

E-mail Imprimir
Marco regulatorio
Última atualização em Sex, 03 de Julho de 2015 09:22
 

Calendário de feiras e festas de sementes em SC e RS

E-mail Imprimir

Publicamos a relação de festas e feiras com o tema SEMENTES, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia mais...
 

Revista Visão recebe Certificado de Responsabilidade Socioambiental

E-mail Imprimir

Revista Visão recebe Certificado de Responsabilidade Socioambiental do Projeto Carbono Social em Rede.

A Revista Visão, apesar de ser uma  pequena empresa, têm responsabilidade sócio ambiental. E COMPENSOU suas emissões relativas aos anos de 2013 e 2014. O total de Dióxido de Carbono (CO2) gerado nestes dois anos pela empresa chegou a 46 toneladas. Para compensar isso, a empresa ADOTOU 46 ÁRVORES (23 para cada ano de emissões), cada árvore adotada representa 5 árvores plantadas. E pagou aos agricultores familiares e ao projeto Carbono Social em Rede o valor de R$ 1.380,00, que corresponde a R$ 30,00 para cada árvore adotada. Parte desse dinheiro, inclusive, é pago aos agricultores familiares que plantaram as árvores. E a outra parte fica para subsidiar a continuidade do projeto.

Com isso, a Visão foi CERTIFICADA pelo projeto com o SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. E está gerando uma pequena renda aos agricultores familiares, que plantam e que vão cuidar destas árvores lá em suas propriedades por pelo menos 10 anos, melhorando a qualidade do ar que respiramos e preservando o meio ambiente.

Mais detalhes. 

Última atualização em Sex, 08 de Maio de 2015 07:38
 

Processo seletivo CONSEA / SC

E-mail Imprimir
 consea O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) abre inscrições para seleção de instituições da sociedade civil até 1º de maio.

 Mais informações no sitio do CEPAGRO.

 

Última atualização em Qua, 15 de Abril de 2015 09:09
 

Assessoria técnica do Centro Vianei promoveu oficinas

E-mail Imprimir
 Oficina de preparação do biofertilizante Supermagro
A assessoria técnica do Centro Vianei de Educação Popular promoveu sete oficinas de preparação do biofertilizante supermagro durante o ano de 2014 entre os municípios de Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, São José do Cerrito,  Painel, Bom Retiro e Lages. 
No início de 2014 foi organizada uma compra coletiva dos ingredientes que compõe o biofertilizante que foram fracionados e resultou em 50 kits que foram encaminhados para agricultores do Planalto Catarinense. Cada kit rende 200 litros de biofertilizante que é diluido e então pulverizado sobre as plantas. 
Leia mais...
 

Estudantes de agroecologia participaram de oficina de preparação de caldas sanitárias de biofertiliz

E-mail Imprimir
 Oficina de preparação do biofertilizante Supermagro
No dia 26 de junho de 2014 o agrônomo Ricardo Brasil Severino assessor técnico do Centro Vianei de Educação Popular, ministrou uma oficina sobre a preparação de caldas e biofertilizantes no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, de Lages. A oficina foi ministrada para os estudantes do 1º, 2º e 3º módulos do curso técnico em Agroecologia atendendo o convite e a colaboração das professoras Cassiane da Costa e Luciane Costa.
O objetivo foi compartilhar experiências técnicas e empíricas obtidas a campo sobre algumas medidas de controle de insetos e microorganismos patogênicos na produção ecológica com a utilização de caldas, como a calda sulfocálcica e a calda bordalesa.  Também foi tratada da importância funcional e da preparação de caldas biofertilizantes, como o supermagro. 
Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2015 16:52 Leia mais...
 

Concluídas as 16 casas para os agricultores familiares de São José do Cerrito

E-mail Imprimir
Agricultores Familiares de São José do Cerrito concluiram as obras das 16 Unidades Habitacionais que foram subsidiadas pelo Governo Federal através do PNHR, os agricultores são da comunidade de Santo Antônio dos Pinhos e comunidades próximas, a grande maioria das famílias trabalham com a agroecologia. Das 16 Unidades Habitacionais, 13 são de área de 70 m², 2 casas são de 60 m² e apenas uma é de 50 m². O projeto  é executado através da Associação Intersindical dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Serrana  (ASINTRAF – Região Serrana) e COOPERHAF e conta com o apoio da FETRAF-SUL e Centro Vianei de Educação Popular

 Casa do Sr. Ari Tadeu e Sra. Madalena da comunidade de Sto. Antônio dos PinhosCasa nova da senhora Dalziza da Comunidade de Santo Antônio dos Pinhos (Detalhe: ao fundo casa antig 
 Casa do Sr. Ari Tadeu e Sra. Madalena Casa nova da senhora Dalziza
 
Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2015 11:01
 

Associação Vianei realiza assembléia

E-mail Imprimir
No dia 07 de fevereiro de 2015 a Associação Vianei (AVICITECS) realizou assembléia geral ordinária (AGO) com a seguinte pauta: a) eleger a nova diretoria da entidade; b) prestação de contas; c) admissão e exclusão de associados; d) discussão dos projetos em andamento.
 
A AGO foi realizada nas dependências do Centro Vianei e contou com a presença do quadro de associados que discutiram os pontos de pauta anterior e elegeram para compor a diretoria da gestão 2015 a 2017 os seguintes sócios: presidente - Loreno Siega, tesoureiro - Geraldo Augusto Locks, secretária - Iáscara Almeida Varela, conselho fiscal – Antônio Carlos Vieira, Sergio Sartori e Aquiles Munarim
 
Diretoria 2015-2016 Diretoria 2015-2016  Diretoria 2015-2016

 Loreno Siega
Presidente 

Geraldo Locks
Tesoureiro
Iáscara A. Varela
Secretaria
Última atualização em Ter, 24 de Fevereiro de 2015 14:47
 


Página 2 de 6