Centro Vianei de Educação Popular

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Projeto Educação do Campo

Formação Continuada de Educadores do Campo

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As estatísticas do INEP demonstram que o desempenho das escolas do campo  apresentam desvantagem comparativamente às escolas urbanas, mormente nos itens distorção idade/série, permanência e sucesso escolar. O INEP apresenta ainda outra estatística que, em princípio estaria na causa de tais desvantagens, que o menor índice de habilitação do magistério do campo.  Não há dúvidas quanto ao acerto desta conclusão, o que significa que o campo está a demandar formação inicial aos seus professores, seja aos que já estão atuando, seja aos que vão assumir no futuro.
 
Entretanto, isso não explica tudo, mesmo se nos restringirmos ao quesito formação docente. Ou seja, não basta cuidar de habilitar o docente do campo, é necessário uma habilitação adrede. Para ilustrar, temos o caso da Região Serrana de Santa Catarina, que apresenta um quadro de docentes das séries iniciais das escolas do campo, quase na sua totalidade, com curso de graduação em Pedagogia, e assim o é em todo o estado. Santa Catarina, nos últimos anos, tem sido pródiga em oferecer curso de Pedagogia de forma massiva e, em grande medida, de qualidade duvidosa sob qualquer critério. De outro lado, para os anos finais do ensino fundamental não há professores habilitados, conforme as exigências da legislação em vigor, em oferta suficiente para as escolas do campo.
 
Última atualização em Sáb, 19 de Junho de 2010 17:02 Leia mais...
 

Pesquisa

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Desenvolvimento de pesquisa sobre Educação do Campo: Cultura e Territorialidade, nessa pesquisa daremos continuidade a pesquisa sobre Políticas e Práticas da Educação do campo na Serra Catarinense, que em 2007 realizou um primeiro diagnóstico, de forma participativa, sobre as práticas de educação do campo.
 
Todo o processo de pesquisa foi uma construção coletiva com os participantes dos dois cursos, desde a construção e delimitação dos objetivos, metodologia de pesquisa e levantamento e análise dos dados. Essa pesquisa além dos objetivos do diagnóstico, obtenção de dados também se constituiu num espaço pedagógico de construção de autonomia nos processos de gestão. Permitindo assim,  repensar as fronteiras entre pesquisa e extensão e torná-las fluidas.
 
Última atualização em Sáb, 19 de Junho de 2010 17:02 Leia mais...
 

Educação Ambiental

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Acontece nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o I Encontro de Educação Ambiental e Exposição de Projetos 2012.

O evento é promovido pelo Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini, e tem a parceria da EPAGRI/SC RURAL, com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitibanos, Secretaria Municipal de Educação, UFSC, SENAR, Centro Vianei de Educação Popular, PET: Ciências Rurais/UFSC e SESI.

Última atualização em Qua, 21 de Novembro de 2012 10:59 Leia mais...
 


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